Edição especial ao dia 12 de Outubro onde é celebrado nos países latino americanos de língua hispana, o “Dia de La Raza” ou o “Dia da Raça” dia marcado nos livros de história como o descobrimento da América por Cristóvão Colombo e a chegada dos europeus ao continente.
No México a data representa a miscigenação ocorrida no país, simboliza a riqueza da mistura de nacionalidades, culturas, cores, etnias e idiomas. O resultado dessa mistura não poderia resultar em outra coisa, a não ser em um povo colorido, festivo, guerreiro e apaixonado por seu país. Quantas semelhanças com o povo brasileiro!
Contudo vamos destacar a chegada dos africanos que eram trazidos para ajudar na construção da América na época em condição de escravos. Nos dias atuais podemos perceber uma forte influência da cultura africana na maioria dos países latino-americanos. O que isto influenciou na música? Influenciou muito. Pois destacamos a origem de vários ritmos musicais, como a salsa, cumbia, merengue, calipso, bachata, mambo, cha-cha-cha, ska, samba, entre outros.
No ano de 2011 foi lançado um documentário chamado “Afro latinos” lançado pela Creador Pictures, e nos mostra a forte influência e a história dos afrodescendentes, desde América Central até a América do Sul, tratando de questões sociais , religião, música, culinária, a identidade do afrolatino, e como tudo isto se encontra nos dias atuais.
http://www.youtube.com/
Dj Tide (Festa Guacharaca) apresenta em seus sets um passeio pelos ritmos tropicais. Cumbias, kizombas, merengues, carimbós e outras pérolas do cancioneiro popular formam a trilha sonora dessa viagem dançante, apimentada com elementos da música eletrônica, dub, hip-hop e outras modernidades."
Na tela projeções do trailer do documentário AFRO LATINOS, vídeo clips de bandas e cantores (as) afrolatinos.
DOUBLE MOJITO (até 01:00hs)
ENTRADA: MULHER $10 / HOMEM $15
LOCAL: LIVRARIA DA ESQUINA, 1254 (próximo metrô BARRA FUNDA)
sensacional
ResponderExcluir